Como anexar arquivos grandes no e-mail do Gmail – Tutorial passo a passo

Para anexar arquivos grandes no Gmail você precisa conhecer o  Google Drive, uma plataforma de armazenamento na nuvem como se fosse um pendrive virtual e então a capacidade de anexo em e-mails que é naturalmente de 25MB passa a ter até 15 GB provenientes do Drive.

Com ajuda do Google Drive você não consegue anexar os arquivos no e-mail, mas consegue mandar uma mensagem com o link para que o contato consiga ter acesso ao documento isso é válido para enviar anexo de imagens, vídeos e arquivos salvos em programas especiais.  Veja como fazer para enviar arquivos grandes para qualquer pessoa:

  1. Faça login para entrar no Gmail
  2. Clique no botão de escrever um novo e-mail
  3. Selecione o ícone de clipe de papel
  4. Selecione os arquivos que quer enviar como anexo e clique em Abrir
    como anexar arquivos grandes no Gmail
  5. Caso a soma dos arquivos tenham mais de 25 MB somados o Gmail vai automaticamente gerar links para que eles possam ser visualizados por meio do Google Drive. Esses links ficarão anexados na mensagem do sei e-mail. Aguarde o carregamento de todos os arquivos
    como anexar arquivos grandes no Gmail
  6. Todos os arquivos estarão automaticamente atrelados ao Gmail apresentados como links anexados. Basta clicar em “Enviar” para que o destinatário consiga visualizar os arquivos
    como anexar arquivos grandes no Gmail

Recentemente o Google Drive integrou ainda mais os serviços do Drive com o Gmail. Note que depois da opção de escrever tem um ícone do armazenamento na nuvem no rodapé da tela. Caso clique nesta opção os arquivos serão automaticamente adicionados por meio do Drive. Você deverá inserir os arquivos com o Google drive da mesma forma como faz com anexos.

Uma das vantagens de utilizar essa opção de armazenamento de arquivos é que eles ficam salvos na sua conta do Drive e sempre que quiser pesquisar ou visualizar esse documento não precisa procurar em seus e-mails e fazer o download do arquivo, basta consultar no seu pendrive online ou ainda organizar seu espaço em pastas.

Não tem problema se o destinatário da sua mensagem não possui uma conta do Gmail, mesmo assim ele conseguirá fazer o download dos arquivos, basta clicar sobre o link. No entanto, ele não poderá se utilizar do mesmo método caso queira lhe enviar um e-mail com documentos pesados.

Esses links fazem o download dos arquivos para o computador do destinatário e ficam impedidos de abrir as visualizações do próprio Gmail que permite que a pessoa confira o arquivos sem necessidade de baixar na máquina que está utilizando.

Como usar o Google Drive para arquivos grandes

como anexar arquivos grandes no GmailMuitas pessoas já se familiarizaram com o uso do Google Drive, com ele é possível formar pastas e compartilhar vários contatos. Uma pessoa pode ficar responsável pela edição dos documentos ou então o grupo pode escolher por manter todos os contatos livres para editar a pasta, ou seja, adicionar mais documentos.

Outro benefício do Google Drive é a possibilidade de editar arquivos colaborativamente ao mesmo tempo sem interferência. Se você está fazendo um relatório, tabela e  mais de uma pessoa estão envolvidas no preenchimento dos dados basta fazer uma planilha ou arquivo de texto do próprio Google Drive e você poderá editar o arquivo ao mesmo tempo que os contatos e conferir em tempo real o que estão escrevendo e as alterações que fizeram ou ainda levantar apontamentos grifados.

Uso do Google Drive em qualquer lugar

Como adicionar arquivos diretamente do Drive

Se você quer usar o Google Drive como uma prática recorrente para envio de documentos pesados basta realizar os seguintes passos:

  1. Faça login no seu Gmail que é ao mesmo tempo unificador dos serviços Google
  2. Acesse o site do Google Drive (https://www.google.com/drive/)
  3. Clique em “Acessar Google Drive”
  4. Note no canto superior o botão “Novo” ou New” clique neleComo colocar arquivos no Drive
  5. Você terá as opções de adicionar uma pasta completa do seu computador, ou adicionar uma nova pasta no Google Drive, fazer o upload de qualquer tipo de arquivo ou então criar arquivos online de tabelas ou textos como os tradicionais Word ou Excelcomo anexar arquivos grandes no Gmail
    Como colocar arquivos no Drive
  6. Para compartilhar com seus contatos abra o arquivo e clique no menu em cima “Compartilhar”
    Como usar o google Drive
  7. Nomeie o arquivo
  8. Digite os e-mails destinatários separados por ponto-vírgula (;)
    Como usar o google Drive
  9. Digite uma mensagem se quiser e não se esqueça de completar quem pode somente visualizar ou se podem também editar o arquivo
  10. Clique em “Done” ou Pronto”
  11. Todos os e-mails adicionados receberão um e-mail com o link para acesso e com a mensagem que você escreveu.
    Como compartilhar arquivos no Drive

Conheça um pouco melhor as usualidades desse serviço da Google que existe desde 2007 no manual criado pela própria empresa nesse vídeo:

Vantagens do Google Drive

  • Armazena qualquer tipo de arquivo
  • Tem capacidade de até 15 GB online gratuito
  • Você pode visualizar seu conteúdo em qualquer lugar
  • Te possibilita organizar o documento em várias pastas
  • Não precisa ficar carregando pendrives físicos e com medo de perdê-los
  • Pode compartilhar arquivos e pastas para visualizar, fazer download e editar qualquer arquivos sem necessidade de fazer download ou incessante trocas de e-mails
  • Não precisa sofrer nunca mais com limite de tamanho de anexos
  • Não precisa lotar seu provedor com documentos que você pode armazenar na nuvem, sem limitar sua máquina

Agora que você já sabe como mandar qualquer tipo de arquivo sem se preocupar com que eles ultrapassem o limite de capacidade de anexo aproveite o máximo do seu Drive gratuito para organizar seus documentos.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie: