Como Utilizar O Corretor Ortográfico Do Gmail?

Mesmo que, cada vez mais, a forma com que as pessoas estejam se comunicando ganhe cunho informal, a verdade é que em alguns momentos é fundamental escrever de acordo com a norma gramatical. Assim, saber como utilizar o corretor ortográfico Gmail é uma tarefa bastante útil, inclusive, para escrever e-mails importantes, onde não pode haver erros.

Curiosamente, essa nova maneira de escrever, adotada por muitos jovens e até mesmo entre profissionais em momentos corriqueiros, tem como uma das principais responsáveis a própria internet. Mas foi a disponibilidade da internet nos aparelhos móveis que fomentou ainda mais a criação de uma gramática praticamente nova, com suas abreviações e símbolos.

Por causa disso, existem muitas pessoas que, atualmente, possuem dificuldade de escrever corretamente quando precisam redigir um e-mail que exige isso. Essa necessidade pode ocorrer ao enviar uma proposta para um cliente ou o seu currículo para uma oportunidade de emprego.

Portanto, ao ativar corretor ortográfico as chances de escrever algo de maneira incorreta são muito menores. Dessa forma, você não corre o risco de ser prejudicada e de atrapalhar o objetivo que tem ao enviar o e-mail.

Benefícios De Usar O Corretor Ortográfico Do Gmail

Além de não passar vergonha ao escrever uma palavra errada em e-mails importantes, existem outras vantagens de aderir ao corretor ortográfico oferecido pelo Gmail. Não raro, quando se escreve um longo texto, mesmo que ele seja revisado várias vezes, algum erro pode passar despercebido, sendo que a ferramenta vai evitar que isso ocorra.

Existem também os erros que são cometidos por conta da digitação, ou seja, o dedo erra a tecla do teclado, sendo que a escrita incorreta não é a falta de conhecimento. Mais uma razão para usar o corretor, evitando assim que o destinatário tenha uma impressão equivocada sobre a sua ciência das normas gramaticais.

E mais, se você não sabia a forma correta de escrever uma palavra e foi corrigido, o corretor ortográfico é um grande aliado para ensinar você a redigir de maneira adequada, sem erros. Desse modo, é possível ainda aperfeiçoar os seus conhecimentos da língua portuguesa.

Como Usar Corretor Ortográfico

Agora que você já sabe todos os benefícios que existem em usar o corretor ortográfico do Gmail, aprenda o passo a passo para saber como utilizar a ferramenta, tanto no seu celular quanto no seu computador desktop ou laptop.

Passo 1 – Abra o seu e-mail Gmail e clique em “Escrever” para que seja aberta uma nova mensagem.

Passo 2 – Vá até a barra inferior do seu e-mail e clique na seta que aponta para baixo, pequena e no canto da nova mensagem, ao lado do ícone da lixeira. Ao clicar nela, vai aparecer uma pequena lista de opções, clique na última, em “Verificar ortografia”.

como-ativar-o-corretor-ortográfico-do-gmail

Passo 3 – Depois de escolher a opção Verificar ortografia, as palavras que podem estar erradas vão aparecer em amarelo. Avalie cada uma delas e corrija se for necessário. Para tanto, é possível clicar com o botão direito do mouse sobre a palavra. Ali vão aparecer as opções que podem deixar a sua palavra correta.

No entanto, é importante saber que nem sempre o Gmail está certo e pode haver palavras, inclusive, siglas, que a ferramenta não reconheça, indicando-as como erradas, quando na verdade estão corretas.

Corretor Ortográfico Chrome

O navegador Chrome também conta com uma ferramenta que ajuda a corrigir possíveis erros gramaticas. O verificador ou corretor ortográfico Google está habilitado por padrão, podendo ser desativado caso o usuário assim desejar. Embora seja um recurso que possa ser muito útil, para algumas pessoas, pode atrapalhar mais do que ajudar.

A questão é que quando uma pesquisa é feita em um buscador o Chrome pode sugerir outras palavras, porém, não raro, o usuário digitou certo, sendo que é o navegador que não conhece a expressão. Dessa forma, ele pode acabar mudando a pesquisa do internauta.

Aprenda a ativar ou desativar o corretor ortográfico do Chrome, com o passo a passo a seguir:

Passo 1 – Entre nas configurações do Chrome, indo até o menu, situado no canto superior direito da tela e clicando em Configurações.

como-ativar-o-corretor-ortográfico-do-gmail-1

Passo 2 – Na nova aba que abrir vá até o fim da página e escolha o botão Mostrar configurações avançadas.

como-ativar-o-corretor-ortográfico-do-gmail-2

Passo 3 – Desça mais um pouco e procure a seção Idiomas. Ao encontrar selecione Configurações de idioma e de entrada.

como-ativar-o-corretor-ortográfico-do-gmail-3

Passo 4 – Uma nova janela vai abrir, desative a opção Ativar o corretor ortográfico, que está no fim da janela e, por fim, clique no botão Concluído. Se você quiser reativar em outro momento, basta seguir os mesmos passos e selecionar essa mesma opção.

como-ativar-o-corretor-ortográfico-do-gmail-4

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie: