O Novo Hotmail/Outlook – Descubra os Prós e os Contras

Criado pelo indiano Sabeer Bhatia em 1996 e, posteriormente, vendido para a Microsoft de Bill Gates, o Hotmail é um dos serviços de e-mail mais populares do mundo. O nome surgiu da mistura da sigla HTML, usada para escrever páginas na Internet, associada à palavra MAIL. Pouco mais de um ano depois de ser lançado e já bastante popular, o serviço foi vendido para a Microsoft por  400 milhões de dólares.

Hoje o Hotmail tem uma base gigantesca de usuários – cerca de 300 milhões no mundo, tendo ajudado a alavancar outros produtos da Microsoft como MSN e Messenger. Por muitos anos, o serviço ocupou a preferência do consumidor, mas com a chegada de concorrentes fortes como o Gmail (do Google), a empresa começou a perder o fôlego. Percebendo que o Hotmail estava com a imagem desgastada, a Microsoft decidiu investir em novas ferramentas e inovar para atender às necessidades do exigente público consumidor.

Como o Hotmail se Transformou em Outlook

O passo decisivo foi a transformação do Hotmail em Outlook, uma versão muito mais moderna. O serviço deixou de ser considerada uma ferramenta antiquada para se tornar uma eficiente opção de e-mail.

Foi implantado um pacote de melhorias, tornando-o mais integrado a outros produtos da Microsoft, como o Skype e o One Drive.Com as mudanças, o antigo Hotmail passou a oferecer uma experiência bastante similar ao seu maior concorrente, o Gmail.

O processo aconteceu de forma simples, tanto para novos usuários quanto para quem já possuía endereço de e-mail com a extensão @hotmail. Os antigos usuários do Hotmail foram orientados a migrarem para o Outlook e as mensagens enviadas para o endereço antigo passaram a ser automaticamente reencaminhadas.

A Nova Ferramenta

Mesmo com larga aceitação no mercado, a ferramenta ainda divide opiniões entre os usuários. Abaixo enumeramos os pros e contras da nova versão Hotmail/Outlook.

Pontos Positivos

Visual Completamente Renovado: Interface Metro, já conhecida dos usuários do Windows 8.

– Maior Espaço de Armazenamento: Uma vantagem do Outlook sobre o maior concorrente é o armazenamento ilimitado, enquanto cada conta no Gmail possui hoje 10 GB.

– Organização: Novas mensagens organizadas de acordo com sua importância. 

 Busca Aprimorada: Sistema melhorado de pesquisa com palavras-chave e novas maneiras de refinar a busca.

– Caixa de Entrada Personalizada: O usuário pode personalizar sua caixa de entrada do jeito que achar melhor. São oferecidas 13 opções de temas, com formas, desenhos e cores variados.

– Prévia de Links: Links de vídeos do YouTube e Vimeo são incorporados automaticamente em miniatura. Assim, o usuário não precisa mais acessar esses sites para visualizar os vídeos recebidos.

vantagens-e-desvantagens-do-outlook-hotmail

– Imagens no Corpo do Texto: A nova versão permite inserir imagens no meio de uma mensagem de forma prática: basta copiar e colar.

– Integração Com o Skype e o One Drive: O comunicador da Microsoft poderá ser acessado na mesma tela de e-mails para iniciar um chat.

 – Fixação e Marcação de Imagens: Para organizar ainda mais a caixa de entrada de quem recebe muitos e-mails, o serviço oferece marcações com bandeiras (flags) e fixação de mensagens no topo da página. Muito útil para o usuário não se esquecer de responder uma mensagem importante.

– O Acesso também pode ser feito por meio de aplicativos de smartphones.

– Diversos Endereços em Uma Mesma Caixa de Entrada

– Acesso Offline Aos E-Mails: Novidade desconhecida pela maioria dos usuários dessa plataforma, é possível conferir a caixa de entrada e os e-mails presentes mesmo sem estar conectado à internet.

Também é possível fazer isso nos dispositivos móveis. Muito mais flexibilidade para o usuário.

vantagens-e-desvantagens-do-outlook-hotmail-1

Pontos Negativos

– Vulnerabilidade: Embora a empresa esteja investindo em melhorias, o Hotmail na versão Outlook.com ainda não apresenta 100 % de segurança contra hackers.

– Lentidão: Embora a versão web www.outlook.com esteja mais rápida do que a versão desktop, ainda há muito a melhorar.

– Excesso de Spam: A Microsoft já trouxe alguns filtros para encaminhar essas mensagens para o lixo eletrônico. No entanto, mesmo com as novas ferramentas, a quantidade de spam ainda é alta, incomodando os usuários.

– Problemas de Compatibilidade: A falha ocorre quando a versão do Outlook ganha alguma atualização ou quando o sistema operacional do PC é atualizado. A Microsoft disponibiliza fóruns de perguntas e respostas para resolução dos problemas. Quando não é solucionado, é preciso contatar o suporte via atendimento telefônico.

Como você pode ver, o Hotmail/Outlook apresenta mais pontos positivos do que negativos. Vale a pena experimentar.

Recomendados para você:


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie: